Alexandre Britto Pereira
Psicólogo e Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, Área de Concentração em Psicologia Social, na Linha de Pesquisa: Cultura, Modernidade e Subjetividade. Possui experiência profissional como Educador Físico, professor no ensino Fundamental, Médio e Superior nas redes pública e privada. Atuações como Psicólogo Clínico em consultório particular (desde 2012), Coordenador de cursos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC/MEC). Atualmente, bolsista CAPES com dedicação exclusiva ao Mestrado.
Ana Mafalda Guedes Cabral Courinha Vassalo Azôr
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Atualmente é psicóloga consultora de instituição de acolhimento e professora titular do Curso de Psicologia da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Desenvolve trabalhos principalmente nas seguintes enfâses: psicologia jurídica, adoção, rede de apoio, intersetorialidade, psicologia histórico-cultural, instituições de acolhimento de crianças e adolescentes; e familia.
Cláudia Silva de Souza
Doutoranda em Educação pela Faculdade de
Educação da Universidade Federal de Uberlândia.Mestre em Psicologia Aplicada
pela Universidade Federal de Uberlândia no eixo Psicologia da Aprendizagem e do
Desenvolvimento Humano. Possui graduação em Psicologia (bacharelado,
licenciatura e formação de psicólogo) pelo Instituto de Psicologia da
Universidade Federal de Uberlândia. Especializou-se em Psicopedagogia pela
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e em
Arte-educação:as diferentes linguagens pela Faculdade Católica de Uberlândia.
Docente da área de Psicologia Escolar/ Psicopedagogia e Educação Especial da
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, com experiência
nas áreas de Psicologia e Educação.
Celso André de Souza Barros Gonçalves
Título de Doutor devidamente reconhecido pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, como equivalente ao título de Doutor outorgado pela USP, com o título "Doutor em Ciências, na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano" (2015). Doutor em "Ciência da Educação, especialidade Engenharia da Cognição, da Criação, da Interação, da Aprendizagem e da Criação" pela Université de Grenoble - França (2013); Mestre em "Psicologia do Trabalho e Relações Sociais, especialidade Trabalho Colaborativo e Trabalho em Rede" pela Université Lumières Lyon 2 - França (2007). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003).
Danúbia Martins Teixeira
Mestranda em Psicologia, na área da
Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em
Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco - MS, Professora na
Pós-graduação do Centro Universitário de Patos de Minas.
Dener Luiz da Silva
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação (História da Psicologia da Educação) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) com período sandwich na Universidade de Genebra (2006). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Psicologia Escolar/Educacional, com ênfase em Teorias Psicogenéticas de Piaget, Vigotski e Wallon, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia educacional e escolar, história da psicologia, extensão universitária, prática do psicólogo escolar e educação.
Júnia Lúcia Pena de Andrade
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é Analista de Políticas Públicas/Psicologia da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde atua no Serviço de Atendimento Especializado à Família e ao Indivíduo em situação de violação de direitos (PAEFI). Anteriormente, atuou como Técnica Social/Psicologia no Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
Lucianna Ribeiro de Lima
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP/SP (2015) Atua como psicóloga escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (Escola de Educação Básica da UFU). Tem experiência nas áreas clínica e educacional. Temas de interesse: Psicologia escolar, atuação do psicólogo escolar, processos de escolarização, relações família-escola, aprendizagem e desenvolvimento humanos, inclusão escolar, formação de professores e cotidiano escolar.
Maria José Ribeiro
Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP,
Mestre em Educação pela UNICAMP, com Aprimoramento em Psicopedagogia pela
USP-RP. Psicóloga Clínica, Docente no Instituto de Psicologia da Universidade
Federal de Uberlândia, Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise
Winnicottiana. Coordena Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária
no campo da Educação e Saúde Mental, tendo como referências a Psicologia
Escolar Crítica e a Psicanálise Winnicottiana.
Marina Azôr Dib
Graduada em Psicologia pela Universidade
de Uberaba (2004). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela Sociedade
Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Universidade de Uberaba (2007). Mestre
em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2012). Possui experiência na área
de Psicologia, com ênfase em Programas de Intervenção Psicossocial, atuando
principalmente com crianças e adolescentes em situação de risco. Atualmente é
docente na Universidade de Uberaba. Psicoterapeuta Infantil.
Marisa Aparecida Elias
Possui graduação em Psicologia pela
Universidade Federal de Uberlândia (1991), mestrado em Ciências Médicas pela
Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (2003) e doutorado em Ciências pela
Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é docente da faculdade
Pitágoras e Psicóloga clínica em consultório particular. Tem experiência na
área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando
principalmente nos seguintes temas: ensino de psicologia, psicoterapia e saúde
mental do trabalhador.
Maristela de Souza Pereira
Possui graduação em Psicologia pela
Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Psicologia pela mesma
instituição (2005) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São
Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Psicologia
da Universidade Federal de Uberlândia, membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO
(Associação Brasileira de Psicologia Social). Atuação nas áreas de Psicologia
Social, Psicologia do Trabalho, Saúde do Trabalhador.
Nilson Berenchtein Netto
Possui graduação em Licenciatura em
Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Paulista - Campus
Araçatuba (2003), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Psicologia da Educação pela mesma universidade
(2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia
Social, Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes
temas: Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvimento humano, Psicologia
Social, infância e adolescência, Saúde do Trabalhador, violência e suicídio.
Marta Regina Alves Pereira
Possui graduação em Psicologia pela
Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade
Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Psicologia Escolar e do
Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é pesquisadora
do grupo de pesquisa Filosofia e Práticas Psicoterápicas da UNICAMP. Membro
filiado Á SBPW e à IWA - International Winnicott Association. Atualmente é
aposentada pela Escola de Educação Básica da Universidade Federal de
Uberlândia. Professora em cursos de especialização da Faculdade Católica de
Uberlândia e da Faculdade Pitágoras de Uberlândia. Professora do Centro
Winnicott do Triangulo Mineiro. Atua em psicologia clínica em consultório
particular. Possui experiência nas áreas de Psicologia Escolar e Clínica,
Psicopedagogia e Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando
principalmente nos seguintes temas: psicanálise, filosofia, alfabetização,
relações de gênero e formação docente.
Paloma Pegolo de Albuquerque
Possui graduação em Psicologia pela
Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em Educação Especial pela
Universidade Federal de São Carlos (2007) e doutorado em Psicologia (2014) pela
mesma universidade . Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do
Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento
Humano, atua principalmente com os temas: violência na escola e efeitos do
trauma na saúde mental.
Regina Helena de Freitas Campos
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de
Minas Gerais (1974), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas
Gerais (1980) e PhD em Educação pela Stanford University (1989). Realizou
estágios como pesquisadora visitante na Universidade de Genebra e na École des
Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (2001-2002 e 2011-2012). Atualmente
é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador 1D do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, presidente do
Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff. É líder do Grupo de Pesquisa
em História da Psicologia e Contexto Sócio-cultural e pesquisadora do
Laboratório de Psicologia da Educação "Helena Antipoff", na Faculdade
de Educação da UFMG. Coordena também Acordo de Cooperação Acadêmica e
Científica entre a FAE/UFMG e os Arquivos Jean Piaget, da Universidade de
Genebra. É presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (gestão
2015-2017). Tem experiência na área da Psicologia Educacional, com ênfase em
História da Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas:
psicologia e educação no Brasil, história da psicologia educacional,
representações sociais e educação, educação e direitos humanos.
Suely Virgínia dos Santos
Assistente Social e Terapeuta Floral. Trabalhou com a temática da subjetividade na Pastoral da Mulher Marginalizada da Arquidiocese de Belo Horizonte, atendendo mulheres prostituídas. Elaborou e implantou o Programa Social de Trabalho da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte. Criou e desenvolveu o Projeto de Intervenção Terapêutica Social na Escola, em escolas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Minas Gerais. Participou do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Minas Gerais; do Núcleo de Psicologia Política e do Grupo de Estudos "Carl Gustav Jung ambos, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como voluntária, nos Grupos de Estudos das pesquisas: Racismo Institucional na Saúde; Memórias do Cativeiro; Identidades Afro-Brasileiras na Educação: A Construção das Hierarquias Sociais; Levantamento do Estado da Arte, que norteou a realização da pesquisa/extensão: A Busca pela Equidade em Saúde: A Participação do Campo Religioso Afro-Brasileiro. Participa do Grupo de Estudos de Educação Indígena e Quilombola (GEIQ), da Faculdade de Educação da UFMG. É bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atuando como professora-pesquisadora, no Curso de Formação de Professores/as da Educação Básica das Comunidades Remanescentes de Quilombo, que tem o nível de aperfeiçoamento e é coordenado pela Profa. Dra. Shirley Aparecida de Miranda, do Observatório de Educação Indígena e Quilombola (OBEDUC), do setor de Ações Afirmativas na UFMG, Faculdade de Educação. Atua como narradora, no Projeto de Formulação de uma Linguagem Pública para Comunidades Quilombolas, desenvolvido pela UFMG, mediante parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA / NEAD / INCRA).
Wanderlei Abadio de Oliveira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Uberaba (2010). Atualmente é doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto com bolsa de doutorado direto FAPESP (Processo 2014/13062-7), e período sanduíche na Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão-Itália) - PDSE/CAPES. Membro do Grupo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Atenção Primária de Saúde do Escolar (PROASE) da EERP/USP. Tem experiência em pesquisas com ênfase na Saúde Pública e Coletiva, atuando principalmente na interface com os seguintes temas: bullying, violência escolar, violência, família, saúde da criança e do adolescente, adolescência, redes sociais, psicologia social e políticas públicas.